[Resenha] What makes a great team coach?

CLUTTERBUCK, David. What makes a great team coach? Linkedin, abril 2018.

Por  Liana Gus Gomes

Nesta recente publicação o autor nos faz refletir sobre a complexidade presente ao conduzirmos um processo de Coaching de Equipe, espaço de “diálogo de aprendizagem” entre um grupo de pessoas ( que podem ser ou não ser uma equipe no início do processo ).

Aponta que um “grande Coach” individual possui conhecimentos, habilidades e atributos pessoais como compaixão, curiosidades, coragem e humildade. No entanto, um “grande Coach de Equipe” precisa de tudo isto e muito mais ! Neste sentido, recomenda que se trabalhe com dois Coaches presentes no processo; sendo um deles para conduzir o trabalho e outro para observar, trocando os papéis com alguma frequência de forma a maximizar sua atenção.

Conhecimento

Um bom Coach de Equipe necessita ter certo conhecimento sobre a dinâmica dos grupos, bem como saber diferenciar um grupo de uma equipe, diferença bastante sutil.

Usualmente o Coach irá se defrontar com algo entre um grupo e uma equipe, o que pode incluir também a presença de sub-grupos.

A Teoria dos Sistemas também é um conhecimento demandado ao Coach de Equipe. Quais sistemas influenciam os comportamentos e performance da equipe interna e externamente ? Como estes se expressam ? O quanto a equipe está consciente deste funcionamento ?

Cabe ao Coach estar atento e sentir-se confortável em permitir que as várias conversas ( algumas silenciosas ) presentes simultaneamente na equipe possam “vir a tona”.

Habilidades

  • Gerenciar diferentes ritmos de aprendizagem: nos processos de Coaching de Equipe é comum alguns membros serem mais rápidos do que outros. O Coach deve ter um processo que previna que esta diferença de ritmos possa se tornar um conflito, mas, acima de tudo, uma forma construtiva de chegarem a melhores decisões. 
  • Gerenciar sub-grupos: muitas equipes se dividem em sub-grupos de acordo com o assunto em discussão ou da natureza que percebem “as ameaças”, apesar de nem sempre serem tão fáceis de serem identificados. Neste sentido, para o Coach facilitar à equipe tornar esta dinâmica consciente e mudá-la, vai demandar muita sensibilidade, conhecimento da dinâmica dos grupos e como as alianças mudam.
  • Confidencialidade: todas as intervenções e conversas são da equipe e direcionadas à ela. Qualquer coisa dita a algum membro individualmente não é apropriado para trazer ao todo.
  • Facilitação: Apesar de o papel do Coach de Equipe não ser o mesmo de um facilitador ( uma das diferenças chave entre resolver um problema e desenvolver a capacidade para tal ), o Coach necessita habilidades técnicas e métodos de facilitação.

Segundo David, as habilidades necessárias ao Coach de Equipe são essencialmente as mesmas de um Coach Individual, no entanto, demandam um nível mais elevado destas, a saber :

  • Ouvir : competência essencial a todos os Coaches. No entanto, o Coach de Equipe precisa ouvir tanto o membro da equipe falando como todos os demais presentes. Estar consciente e atento as “conversas silenciosas”, observar a linguagem corporal e perceber o humor dos silenciosos não é tarefa simples.
  • Perguntas poderosas : essencial em todos os processos de Coaching. Normalmente no Coaching individual a ênfase do Coach é em identificar a pergunta e o momento certo de forma a estimular a reflexão e aprendizagem do Coachee. No Coaching de Equipe o desafio é que a equipe encontre sua pergunta poderosa, sua história .

O Coach deve contribuir para que os membros possam aceitar e integrar as versões e histórias dos demais de forma à equipe fazer futuras escolhas coerentes e compatíveis.

  • Gerenciar Conflitos : No Coaching Individual, normalmente se trabalha com a identificação e construção de estratégias para o coachee lidar com os conflitos de seu dia a dia, mas estas se restrigem ao conhecimento do Coach e Coachee. No entanto, no Coaching de Equipe, estas estratégias são mais transparentes, pois envolvem todos os membros da equipe. Lidar com esta energia emocional presente na equipe é mais um desafio ao Coach de Equipe.

 Atributos Pessoais

Quanto mais maduro e experiente o Coach se torna, mais tranquilo é para ele “se trazer “ ao processo, ou seja, SER um Coach ao invés de FAZER Coaching.

Todo o Coach, por mais experiente que seja, já se sentiu só e inadequado. Todos já cometeram algum erro e tiveram que se desculpar perante o grupo ou equipe. Estas qualidades de coragem, compaixão, curiosidade e humildade é que contribuem para que o Coach possa :

  • Lidar com seus medos deforma que a equipe possa lidar com os deles
  • Ter compaixão e capacidade de perdoar a si próprio
  • Pedir permissão à equipe para experimentar sem ter certeza dos resultados
  • Aceitar que está sempre aprendendo com as boas e más experiências

 

O Autor salienta que todos estas três áreas apontadas : Conhecimento, Habilidades e Atributos Pessoais contribuem para termos um grande Coach de Equipe.

Porém nem todas as solicitações de Coaching de Equipe são factíveis. Existem equipes que, por vários motivos ( disfunções patológicas, falta de recursos para atingir a demanda da equipe ou uma liderança extremante fraca para manter a equipe coesa ) podem ser “ não coachavéis e reconhecer isto é uma grande competência por si só.

Finaliza, alertando que todo o Coach, mesmo aquele bastante experiente no Coaching Individual, que queira conduzir processos de Coaching de Equipe procure se qualificar para este novo papel que lhe demandará um papel bastante mais complexo. Em fazendo isto estará qualificando, também, sua atuação como Coach Individual.